sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

03 à 12/02: servidores da EEB Jornalista Jairo Callado realizam formação continuada.


O ano letivo para os profissionais da rede estadual de educação iniciou nesta quarta-feira, 03, com a realização simultânea em todas as regiões do Estado da Formação Continuada 2021. A meta da Secretaria de Estado da Educação (SED) é, até o dia 12 de fevereiro, promover o curso para cerca de 40 mil profissionais da rede de ensino. Entre os temas que serão abordados estão: planejamento, formas de avaliação e metodologias, além do Plano de Contingência (PlanCon Edu) que norteará o retorno às aulas presenciais em Santa Catarina em 2021.
Com duração de 64 horas, a programação do curso foi incluída em um site, que apresenta vídeos, textos e subsídios para que a gestão de cada escola da rede trabalhe a partir do seu contexto. Cada unidade pode escolher se trabalha os temas presencialmente na escola, respeitando as diretrizes de segurança, ou com os professores acompanhando os conteúdos de maneira remota. Em ambos os casos, a certificação completa só é realizada com a assinatura da lista de presença, que é aberta após o fim de cada atividade.

O principal objetivo da formação continuada é ofertar subsídios para reflexão e elaboração do planejamento, do processo de avaliação e das metodologias de ensino-aprendizagem, considerando a continuidade curricular de 2020/2021, impactada pela suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de Covid-19. As atividades com os alunos da rede estadual iniciam no dia 18 de fevereiro.

Engajamento dos professores

A EEB Jornalista Jairo Callado optou pela formação de forma remota. Entretanto, na sexta-feira (05/02) durante o período matutino, reuniu 23 professores na quadra coberta da escola para discutir os procedimentos acerca do PlanCon Edu e simular várias situações que se tornarão rotina com o retorno das aulas no modelo TEMPO ESCOLA/TEMPO CASA.

Sob coordenação do diretor Almir Alves Junior e da orientadora educacional Kelly Maria Brasil, os professores já foram recepcionados na escola seguindo os protocolos sanitários como verificação de temperatura, uso obrigatório da máscara e higienização das mãos com álcool em gel. Depois assinaram o ponto usando individualmente sua caneta. Na quadra coberta da escola já estavam disponibilizadas em círculo as cadeiras com distanciamento de 1,5 metros. A assistente técnico pedagógica Ieda Schaefer Scheid preparou uma mesa de café onde todos usando luvas e se servindo devidamente conforme os protocolos sanitários, saborearam pães, biscoitos, frutas, café e suco, após o simulado. Também receberam uma lembrancinha de boas-vindas, com alguns EPI's. 

"Transformar informação em conhecimento e deste tornar-se atitude é o grande desafio neste ano letivo no que tange aos protocolos sanitários, indispensáveis para o retorno das aulas presenciais ainda durante a pandemia", salientou o diretor Almir. O gestor enfatizou aos docentes o papel multiplicador e também fiscalizador de modo a garantir a proteção e segurança de todos.

Estudo das diretrizes sanitárias para Educação

Um dos principais temas abordados na formação é o PlanCon Edu, que detalha as diretrizes para o retorno das atividades presenciais com segurança. O documento foi desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2020, com as autoridades de Saúde, Defesa Civil e em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, o Tribunal de Contas do Estado e os municípios. O Plano traz orientações e procedimentos para as mais diversas atividades escolares, desde a recepção do aluno até a logística de alimentação e transporte escolar, entre outros temas.

Simulações de contextos escolares
Outra preocupação da SED é referente às questões socioemocionais da comunidade escolar no retorno às atividades presenciais, 11 meses após a suspensão das aulas em função da Covid-19. Ao longo da formação, as habilidades emocionais serão abordadas e associadas à simulação de situações no contexto da escola para deixar os profissionais de educação mais seguros de como proceder.

A abordagem do tema será realizada pelo Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE/SED) em parceria com a Defesa Civil e conta com uma palestra de Antônia Benedita Teixeira, especialista em Psicodrama Socioeducacional.









3 comentários:

  1. Esta sendo muito proveitoso o curso, principalmente a parte presencial quando vivenciamos as situações futuras com as medidas de segurança sanitária.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz em participar da formação para os professores, é mais ainda,em saber que a escola está preparada para receber os alunos com as medidas de segurança necessária.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo retorno, pela recepção e organização da direção da E Jairo callado.

    ResponderExcluir