segunda-feira, 30 de março de 2020

Sugestão de sites para APRENDIZAGEM ONLINE



PORTUGUÊS
1. Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

2. Soletrando

3. Nova gramática

4. Só português jogos

5. Roda a Roda

6. Ditado, cantigas, parlendas, lacunas

7. Todos os temas

8. ADJETIVOS, VERBOS E TUDO MUITO BOM...

9. PRONOMES, VERBOS, CONCORDÂNCIA NOMINAL

10. Letroca

MATEMÁTICA

1. KHAN ACADEMY BRASIL

2. SÓ MATEMÁTICA

3. IGUINHO

4. FRAÇÕES EQUIVALENTES, POLÍGONOS, HORAS, MATERIAL DOURADO.

5. SOMAR

6. GEOMETRIA

7. FRAÇÕES
MAIS COMPLETO...

8. TABUADA

9. TODOS OS TEMAS DA MATEMÁTICA

10. TANGRAN

11.RACHA CUCA

GEOGRAFIA

1. SÓ GEOGRAFIA

2. Capitais e relevo

3. Relevo, montanhas, estados, continentes

4. Mapas em jogos

5. Mapas

6. Capitais e relevo

7. Observatório Nacional jogos

INGLÊS

1. Básico

2. Básico palavras

3. Adiantado

4. Todo tipo de atividade

5. Todos os níveis

6. Verbos e palavras

HISTÓRIA

1. ATIVIDADES DIVERSOS

2. TODOS OS TEMAS JOGOS DE PERGUNTAS

3. COMPLETO TODOS OS TEMAS

4. QUIZ DE HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL

5. LINHA DO TEMPO

6. HEBREUS E BIZANTINOS

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. XADREZ ON LINE

2. MANCALA

3. LUDO

4. PING PONG

5. VOLEIBOL

6. BASQUETE

ARTE

1. TRAÇADOS, CORES E ATIVIDADES

2. TANGRAN

3. IVAN CRUZ SITE/ JOGOS/ BIOGRAFIA/ MUSICAS/QUADROS

4. ARTISTAS BRASILEIROS/ BIOGRAFIAS/ QUADROS

5. JOGOS/ ATIVIDADES SOBRE ARTISTAS E PINTORES

CIÊNCIAS

1. Meio ambiente

2. Missão bioma

3. Jogos site rã bugio

4. Meio ambiente embrapa

5. Meio ambiente todos os temas

6. Meio ambiente/reciclagem

7. Animais Marinhos

8. Fontes de energia

ATIVIDADES - 1º ao 5º ANO

1. DIVERSOS ( MATEMÁTICA)

2. DIVERSOS (PORTUGUÊS E MATEMÁTICA)
http://jogoseducativos24.com.br/
3. MATEMÁTICA

4. EDUCAÇÃO FISCAL

5. DIVERSOS

6. CIÊNCIAS

7. TODOS OS TEMAS MEIO AMBIENTE/ RECICLAGEM/ NATUREZA

8. MEIO AMBIENTE/ RECICLAGEM

9. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL/ PRATOS SAUDÁVEIS/ MEU PRIMEIRO EMPREGO ABIC

10. MATEMÁTICA (FRAÇÕES EQUIVALENTES, POLÍGONOS, HORAS, MATERIAL DOURADO).

11. DITADOS, CANTIGAS, RIMAS, LACUNAS

12. LETROCA

13. SOLETRANDO

14. RACHA CUCA

15. TIPOS DE ENERGIA, TESTES E JOGOS SOBRE ENERGIA.

16. SOMAR 2º E 3º ANO

17. TODOS OS CONTEÚDOS 1º AO 4º ANO

18. Dicas de atividades projeto "Se esta rua fosse minha"

19. Todas as matérias completo

20. Diversos sites e todos os temas

21. MATEMÁTICA SOMAR E SUBTRAIR

Fonte e compartilhamento: www.eebjoseboiteux.blogspot.com

domingo, 29 de março de 2020

MEC lança aplicativo para dar transparência a dados educacionais e financeiros de escolas


Ter na palma da mão informações para melhorar a gestão e conhecer a fundo escolas no país. É isso que o aplicativo Clique Escola vai proporcionar ao dar transparência a informações educacionais e a dados financeiros de mais de 180 mil escolas públicas e privadas de educação básica no país.
O app foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 19 de março. O Clique Escola já pode ser baixado pelo celular por toda a comunidade escolar e a sociedade em geral nas lojas Google Play e Apple Store.
No aplicativo, os gestores educacionais, conselheiros escolares, diretores, professores, estudantes, pais e responsáveis, assim como qualquer cidadão interessado, podem encontrar informações como:
•             Nota de cada escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) por ano, etapa de ensino e disciplina;
•             Distorção idade-série por ano e etapa de ensino;
•             Média de alunos por turma e por etapa de ensino;
•             Porcentagem de professores com curso superior por ano e etapa de ensino;
•             Taxas de rendimento, aprovação,  reprovação e abandono, por etapa de ensino;.
A ferramenta foi construída pela Secretaria de Educação Básica do MEC. As informações de conteúdo serão extraídas das bases de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Situação financeira - Uma das novidades é que a comunidade escolar e a sociedade também terão acesso a informações sobre repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Dessa forma, gestores, diretores, professores, estudantes e qualquer cidadão interessado poderá ter acesso a dados sobre os recursos enviados pelo MEC a instituições públicas de ensino básico.
Na ferramenta, são apresentadas, por exemplo, as contas bancárias de escolas referentes ao PDDE, que presta assistência financeira para contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. A sociedade terá acesso às datas de pagamentos do programa, o valor total da parcela, além da discriminação entre as partes referentes ao custeio e ao capital.
Comunicação - O aplicativo ainda tem como objetivo ser um canal de comunicação do MEC com as instituições. Ele vai permitir que sejam encaminhadas mensagens para as comunidades escolares de todo o país. Entre os assuntos que poderão ter a troca de informações facilitadas estão ações do ministério, cumprimento e encerramento de prazos e cursos de formação disponíveis para profissionais da educação, por exemplo.
Pesquisa - Para criar o app, o MEC realizou uma consulta junto às comunidades escolares dos estabelecimentos públicos de ensino básico. Mais de 43 mil diretores, professores e estudantes participaram, sendo que 94% disseram que é importante a disponibilização de informações educacionais e financeiras em um aplicativo e 78,5 % afirmaram que utilizariam o aplicativo. Sobre o tipo de informação a ser disponibilizada, os participantes da pesquisa indicaram os recursos repassados pelo MEC, os cursos de formação continuada que são oferecidos pela pasta e os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

sábado, 28 de março de 2020

Educação disponibiliza recursos de aprendizagem no site para orientar pais e alunos


Os alunos da rede estadual de ensino poderão usar o tempo fora da sala de aula durante o combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) para aprender com a página de Recursos Digitais de Aprendizagem. A nova área do site foi elaborada pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SED) com atividades, orientações e estímulo à aprendizagem em família.
A página é dividida entre anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com materiais específicos para os estudantes de cada uma dessas etapas escolares. Os conteúdos incluem dicas para prevenção ao coronavírus, brincadeiras para aprendizagem em família, acervo para leitura, sugestão de canais educativos nas mídias sociais, indicação de filmes e informações sobre a preparação para o vestibular.
A proposta é fornecer alternativas de estudo para orientar os pais e atender os estudantes durante o período de distanciamento social, complementando o que é trabalhado em sala de aula. As atividades propostas têm como objetivo complementar os conteúdos previstos nos planos de ensino dos professores e não serão consideradas como horas-aula no calendário letivo de 2020.
O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, ressalta que a disponibilidade desses materiais para acesso dos alunos e pais é uma forma de complementar o processo de ensino-aprendizagem e fazer bom uso do tempo dos estudantes.
“Elaboramos um conjunto de possibilidades que estão à disposição dos alunos para que façam o melhor proveito desse tempo em que estão em casa, já que estamos seguindo as regras do Governo do Estado de permanecermos o maior tempo possível nas nossas residências por conta do distanciamento social”, destaca Natalino Uggioni.
Atividades para acompanhamento dos pais
Os Recursos Digitais de Aprendizagem tendem a aumentar a interação de pais e alunos nos estudos, especialmente nos anos iniciais, destaca a gerente de gestão da Educação Fundamental, Paula Cabral. O material para as crianças inclui várias sugestões de atividades lúdicas e brincadeiras que os pais podem propôr durante o distanciamento social.
“É muito importante a participação das famílias nesse primeiro contato, até para auxiliar o acesso da criança ao site da SED e acompanhar o processo de aprendizagem. Temos vários materiais direcionados aos pais com dicas para auxiliar, por exemplo, na organização dos horários de estudo do aluno”, explica Paula.
O material elaborado para aprendizado dos anos iniciais tem como objetivo trabalhar as competências e habilidades das crianças com atividades e brincadeiras em família. O acervo de livros que incluem HQs, livros infantis, livros de curiosidades, narrativas e poesias. Ainda há indicação de canais educativos nas mídias sociais com animações e contação de histórias, além da sugestão de aplicativos, jogos e filmes.
Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental têm à disposição materiais selecionados a conceitos nas áreas de conhecimento como matemática, ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e ensino religioso. Há dicas para organização dos estudos, orientações de prevenção ao coronavírus e indicação de leituras, filmes, canais nas mídias sociais e jogos educativos.

Dicas de vestibular para os alunos do Ensino Médio
Os estudantes da rede estadual que frequentam o Ensino Médio terão mais autonomia para escolher entre os conteúdos disponíveis no canal. O foco para os adolescentes é reforçar os conhecimentos vistos em sala de aula disponibilizando materiais que têm vínculo com os componentes curriculares e são selecionados de uma curadoria por técnicos da SED.
Há alternativas que vão desde videoaulas e bibliotecas digitais até cursos gratuitos de programação em jogos em Scratch ou apps em Android. Também há conteúdos preparatórios para o Enem e vestibulares, incluindo banco de questões de provas anteriores, dicas para redação e obras literárias indicadas para prestar o vestibular.
A gerente de Educação do Ensino Médio e Profissional, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, ressalta que o material disponibilizado inclui dicas e orientações para que os adolescentes possam entender a pandemia e desenvolver outras habilidades durante o período de distanciamento social, afirmando que a escola tem função de instruir o aluno durante um período atípico como o atual.
“A escola não é apenas lugar de ensinar o conteúdo, mas também de desenvolver outras habilidades sociais e emocionais. Precisamos trabalhar a formação integral dos alunos, ajudando para que eles consigam resolver problemas complexos com criatividade e organizem o seu tempo enquanto estão em casa”, explica Maria Tereza.
Participação dos professores com sugestões
Nos próximos dias, será criado um formulário na página dos Recursos Digitais de Aprendizagem para que os pais e alunos possam mandar sugestões, as quais serão analisadas e podem ser incluídas no material. Os professores, que atualmente estão em período de recesso, também serão envolvidos nesta etapa, com a possibilidade de enviarem sugestões para colaborar com a construção do canal.
A SED reconhece a ferramenta como complementar no processo ensino-aprendizagem, para estimular ao estudo em um momento em que não é possível adotar quaisquer formas de aprendizado que envolva contato presencial.

segunda-feira, 23 de março de 2020

QUARENTENA (Covid-19): dicas de cursos, desenhos, brincadeiras e séries para nossos alunos, professores e pais.


Segue abaixo, algumas dicas de cursos, desenhos, brincadeiras e séries que nossos alunos, pais e professores podem acessar durante a quarentena do COVID-19.

A Faber-Castell disponibiliza gratuitamente (19/03 à 19/04) todos os seus cursos on-line. São 17 opções disponíveis para diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagem, sendo 9 cursos infantis. Acesse:
https://cursos.faber-castell.com.br/combos/combo-numero-emcasacomfabercastell/

Os desenhos animados, desde que não sejam consumidos em excesso, podem ser grandes cúmplices na educação infantil. Por meio do despertar da criatividade e da imaginação, ajudam no desenvolvimento intelectual das crianças. E, em tempos de isolamento, são também ótimos aliados dos pais. Para ajudar nesse período, a Bula reuniu em uma lista dez desenhos educativos que estão disponíveis na Netflix e ensinam importantes lições aos pequenos. Entre os selecionados, destacam-se “Pergunte Aos StoryBots” (2016), de Evan e Gregg Spiridellis; e “Na Sala da Julie” (2017), dirigido por Joey Mazzarino. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento. Clique no link abaixo:

Enquanto as crianças estão fora da escola, mantê-las entretidas em casa pode ser um desafio. Vale Netflix, inclui-las na rotina de organização e limpeza ou jogar videogame. Mas, nada substitui a experiência do brincar, principalmente quando a criatividade é colocada em ação. Para ajudar os adultos, a Bula reuniu em uma lista 25 brincadeiras simples que não necessitam de muito espaço ou recursos, mas são muito divertidas. Além de ajudarem no desenvolvimento cognitivo e social dos pequenos, esses passatempos também podem estreitar o relacionamento entre pais e filhos, pois proporcionam um momento lúdico para toda a família.