O ano letivo para os profissionais da rede estadual de educação iniciou nesta quarta-feira, 03, com a realização simultânea em todas as regiões do Estado da Formação Continuada 2021. A meta da Secretaria de Estado da Educação (SED) é, até o dia 12 de fevereiro, promover o curso para cerca de 40 mil profissionais da rede de ensino. Entre os temas que serão abordados estão: planejamento, formas de avaliação e metodologias, além do Plano de Contingência (PlanCon Edu) que norteará o retorno às aulas presenciais em Santa Catarina em 2021.
O principal objetivo da formação continuada é ofertar subsídios para reflexão e elaboração do planejamento, do processo de avaliação e das metodologias de ensino-aprendizagem, considerando a continuidade curricular de 2020/2021, impactada pela suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de Covid-19. As atividades com os alunos da rede estadual iniciam no dia 18 de fevereiro.
Engajamento dos professores
A EEB Jornalista Jairo Callado optou pela formação de forma remota. Entretanto, na sexta-feira (05/02) durante o período matutino, reuniu 23 professores na quadra coberta da escola para discutir os procedimentos acerca do PlanCon Edu e simular várias situações que se tornarão rotina com o retorno das aulas no modelo TEMPO ESCOLA/TEMPO CASA.
Sob coordenação do diretor Almir Alves Junior e da orientadora educacional Kelly Maria Brasil, os professores já foram recepcionados na escola seguindo os protocolos sanitários como verificação de temperatura, uso obrigatório da máscara e higienização das mãos com álcool em gel. Depois assinaram o ponto usando individualmente sua caneta. Na quadra coberta da escola já estavam disponibilizadas em círculo as cadeiras com distanciamento de 1,5 metros. A assistente técnico pedagógica Ieda Schaefer Scheid preparou uma mesa de café onde todos usando luvas e se servindo devidamente conforme os protocolos sanitários, saborearam pães, biscoitos, frutas, café e suco, após o simulado. Também receberam uma lembrancinha de boas-vindas, com alguns EPI's.
"Transformar informação em conhecimento e deste tornar-se atitude é o grande desafio neste ano letivo no que tange aos protocolos sanitários, indispensáveis para o retorno das aulas presenciais ainda durante a pandemia", salientou o diretor Almir. O gestor enfatizou aos docentes o papel multiplicador e também fiscalizador de modo a garantir a proteção e segurança de todos.
Estudo das diretrizes sanitárias para Educação
Um dos principais temas abordados na formação é o PlanCon Edu, que detalha as diretrizes para o retorno das atividades presenciais com segurança. O documento foi desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2020, com as autoridades de Saúde, Defesa Civil e em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, o Tribunal de Contas do Estado e os municípios. O Plano traz orientações e procedimentos para as mais diversas atividades escolares, desde a recepção do aluno até a logística de alimentação e transporte escolar, entre outros temas.
Simulações de contextos escolares
Outra preocupação da SED é referente às questões socioemocionais da comunidade escolar no retorno às atividades presenciais, 11 meses após a suspensão das aulas em função da Covid-19. Ao longo da formação, as habilidades emocionais serão abordadas e associadas à simulação de situações no contexto da escola para deixar os profissionais de educação mais seguros de como proceder.
A abordagem do tema será realizada pelo Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE/SED) em parceria com a Defesa Civil e conta com uma palestra de Antônia Benedita Teixeira, especialista em Psicodrama Socioeducacional.
Esta sendo muito proveitoso o curso, principalmente a parte presencial quando vivenciamos as situações futuras com as medidas de segurança sanitária.
ResponderExcluirEstou muito feliz em participar da formação para os professores, é mais ainda,em saber que a escola está preparada para receber os alunos com as medidas de segurança necessária.
ResponderExcluirParabéns pelo retorno, pela recepção e organização da direção da E Jairo callado.
ResponderExcluir