quinta-feira, 23 de julho de 2020

COMUNICADO: adiada a entrega de atividades impressas do dia 29/07.



COMUNICADO

Conforme a portaria 1.433/SED (22/07/2020), ficou instituído o RECESSO ESCOLAR entre 27 e 31/07. Portanto, a entrega de ATIVIDADES IMPRESSAS previstas para 29/07 (quarta-feira) foi adiada para 05/08 (quarta-feira).

Pedimos desculpas pelo transtorno!

Equipe Gestora (23/07/2020).

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Secretaria de Estado da Educação estabelece semana de recesso escolar (27 a 31/07).


A Secretaria de Estado da Educação irá conceder um recesso de cinco dias aos professores, ocupantes de cargos em atividade nas escolas e alunos da rede estadual entre 27 e 31 de julho. A medida faz parte da ação “Uma Pausa para Recomeçar Bem e Melhor”, anunciada nesta quarta-feira, 22, pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, em uma webconferência com professores da rede sobre a temática de organização do tempo e saúde do servidor.

O recesso foi oficializado na portaria 1433/2020 da SED, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira. A ação que integra a campanha “Cada um na sua casa. Todos presentes na educação” e tem como objetivo proporcionar uma pausa nas atividades para os educadores, antes do início das atividades do segundo semestre.

“Em quatro meses de suspensão das aulas para o enfrentamento da pandemia, os profissionais da rede se engajaram para reinventar as práticas da educação em Santa Catarina. O recesso antecipado para os alunos foi o período de adaptação para os servidores. O trabalho não parou e as casas dos estudantes viraram extensões da escola, com 97% deles alcançados até aqui. Reconhecemos que professores, gestores e técnicos escolares precisam desta pausa, antes de retomar uma rotina que exige resiliência, persistência e constância de propósito, pela continuidade do ano letivo”, pontuou o secretário.

O planejamento para o recesso, realizado pelas áreas de Ensino e Gestão de Pessoas da SED, contempla um cronograma para o cumprimento da carga horária de 800 horas correspondentes ao calendário escolar anual. Com a MP 934/2020, que estabeleceu normas excepcionais por conta da pandemia de Covid-19, não há obrigatoriedade de cumprimento dos 200 dias letivos em 2020, mas de 800 horas de atividades curriculares durante o ano.

Pesquisa alerta para sobrecarga de trabalho dos professores

O regime especial de atividades escolares não presenciais, implementado devido ao cenário imposto pela pandemia do Coronavírus, apresentou mudanças à rede pública estadual de ensino que repercutem de forma direta na vida dos profissionais da educação, dos estudantes e de suas famílias.

Entre os profissionais que migraram da sala de aula para a preparação de aulas e atividades em casa, diante de limitações sociais e estruturais para o trabalho, as maiores preocupações durante a pandemia são saúde física e mental, baixa oferta de suporte emocional, ansiedade, cansaço, temor e sobrecarga, conforme constatou a pesquisa com sete mil educadores divulgada no mês de maio pelo Instituto Península.

O adoecimento dos professores, tanto no campo físico quanto mental, tem ligação com os efeitos do isolamento social, as mudanças profundas e a conciliação entre as rotinas pessoais e profissionais decorrentes do trabalho remoto. Neste contexto, as Diretorias de Ensino e de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (SED) realizam um conjunto de ações para oferecer soluções aos desafios vivenciados por professores e alunos da rede pela preservação da saúde mental.

Iniciativas implementadas em suporte à rede

Entre as ações com ênfase em saúde e bem-estar dos servidores, implementadas pela SED desde o início do regime especial de atividades escolares não presenciais, está a formação on-line de 40h para capacitar os profissionais da educação e qualificar o trabalho pedagógico, mediado ou não por tecnologias digitais.

Em junho, foi lançada a Campanha “Cada um na sua casa. Todos presentes na educação.” voltada para professores, estudantes e famílias, que visa mobilizar os diferentes públicos da comunidade escolar para a participação ativa e engajada nas atividades escolares não presenciais, na perspectiva da educação integral, que promove o cuidado e o acolhimento aos profissionais, alunos e seus familiares, sob o viés do desenvolvimento das habilidades socioemocionais e da saúde mental.

Disponibilização de conteúdos difundidos à imprensa e por mídias sociais, a implementação da plataforma Vivescer, a realização de webconferências com educadores e uma psicóloga são parte da campanha.

 


sexta-feira, 17 de julho de 2020

Governo de SC mantém aulas presenciais suspensas até 07 de Setembro.


As aulas presenciais na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino técnico ficam suspensas até 7 de setembro, nas redes municipais, estadual, federal e privada em todo o Estado de Santa Catarina. A prorrogação de prazo para a retomada na educação básica foi anunciada pelo governador Carlos Moisés, em um pronunciamento em vídeo, na noite desta sexta-feira, antecedendo a publicação do decreto Nº 724 de 17 de julho de 2020, no Diário Oficial do Estado (DOE).

A decisão de manter a suspensão das aulas presenciais em todo o estado evita a circulação de mais de 1 milhão de pessoas. Conforme a ferramenta de gestão elaborada pela Secretaria de Estado da Educação (SED) com base no Censo Escolar 2019 do INEP, Santa Catarina tem 1,6 milhão de estudantes matriculados nas redes estadual, municipal, federal e privada - número que corresponde a cerca de 22% de toda a população do Estado.

O painel pode filtrar os dados para cada uma das 16 regionais de saúde, seguindo a matriz usada pelo Governo do Estado para Avaliação do Risco Potencial para Covid-19. Assim, é possível cruzar os dados de matrículas com o risco sanitário de cada região. Há possibilidade, ainda, de classificar os dados por etapa de ensino, faixa etária, dependência administrativa, regional de ensino e associação de municípios.

Nesta semana, a matriz da saúde indicou que há sete regiões catarinenses com risco potencial gravíssimo para Covid-19. Nesse nível, há alerta máximo para isolamento social e orientação para desestimular e usar de meios para diminuir qualquer atividade que acarrete em aglomeração de pessoas, além de suspender as atividades que apresentem maior risco para disseminação da Covid-19 por um período de 14 dias.

Áreas de risco potencial gravíssimo abrangem 1,06 milhão de alunos

O painel elaborado pela SED indica que 1,06 milhão de estudantes da educação básica catarinense, cerca de 66% de todos os alunos do Estado, deixam de circular nas áreas de risco potencial gravíssimo com a decisão de se prorrogar a suspensão das aulas. Além de evitar o contágio em sala de aula, os alunos também deixam de usar transporte público, reduzindo a possibilidade de contágio nesses locais.

Apenas a região da Grande Florianópolis, que está com risco potencial gravíssimo, tem 266 mil estudantes matriculados redes municipais, estadual, federal e privada. São 28 mil alunos na creche, 30 mil na pré-escola, 79 mil anos iniciais do Ensino Fundamental, 63 mil anos finais do Ensino Fundamental, 40 mil no Ensino Médio, 15 mil na Educação Profissional Técnica de nível médio e 11 mil na Educação de Jovens e Adultos.

Fonte: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30699-governo-de-sc-mantem-aulas-suspensas-evitando-circulacao-de-1-6-milhao-de-alunos

quarta-feira, 15 de julho de 2020

COMUNICADO: a entrega de material impresso será QUINZENAL à partir de 15/07!

COMUNICADO

De acordo com o Ofício Circular 192/2020/SED, que recomenda a entrega e recolhimento das atividades impressas para um período QUINZENAL, devido à expansão de contágio do COVID-19; a equipe gestora definiu em adota-la a partir de 15/07, conforme o cronograma abaixo:


JULHO:
15

AGOSTO: 05*, 12 e 26

SETEMBRO: 09 e 23

OUTUBRO: 07 e 21

NOVEMBRO: 04 e 18

DEZEMBRO: 02 e 09

OBSERVAÇÃO:

1) Cronograma válido enquanto as aulas estiverem suspensas por decreto estadual;

2) Respeite as medidas sanitárias quanto ao COVID-19: máscara, álcool gel e distanciamento (1,5 metro).

3) Estava previsto a entrega de atividades em 29/07, mas devido a portaria 1.433/SED que instituiu o recesso escolar entre 27 e 31/07, o serviço foi adiado para 05/08.


Horário de Atendimento: QUARTA-FEIRA das 9 às 11h e das 14 às 16h.