quinta-feira, 30 de abril de 2020

Dicas para fortalecer o vínculo familiar


O caderno Dicas para Fortalecer o Vínculo Familiar online, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares, sugerindo algumas dicas de ações para a boa convivência e interação familiar. Este material traz sugestões e dicas de ações simples, com a abordagem de temas relevantes e a compilação de links com informações seguras, produzidas pela área da saúde e de outros órgãos parceiros. O caderno pode ser indicado como sugestão de leitura, para as famílias dos estudantes da rede estadual, neste momento de isolamento social.


Material produzido pela SED (Secretaria de Estado da Educação).






quarta-feira, 29 de abril de 2020

Alunos do Jairo Callado que participam do Projeto PROFESP da Marinha receberão Kits Alimentação Escolar também.


Os 40 alunos da EEB Jornalista Jairo Callado inscritos no Programa Forças no Esporte (PROFESP), oferecido pela Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), receberão kits de alimentação escolar, também.

A entrega será nesta terça-feira (05/05) das 13:30 às 15:30h na ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS no Estreito.

O responsável pelo aluno deverá se dirigir até a portaria e informar que buscará o Kit Alimentação do PROFESP, apresentando sua documentação com foto e um documento do aluno (RG ou Certidão de Nascimento).

O Kit alimentação é composto pelos seguintes itens:
5 Kg de arroz;
1 Kg de feijão;
1 Kg de sal;
1 garrafa de óleo de soja;
1 pacote de macarrão;
1 pacote de biscoito maizena.

OBS:
Não se esqueça da sua máscara!
A relação dos 40 alunos aprovados no PROFESP 2020  encontra-se na postagem deste blog em 16/03.

sábado, 25 de abril de 2020

Dia da Família na Escola tem orientações sobre educação e saúde em Santa Catarina


Este sábado, 25, foi o dia estabelecido no calendário 2020 do Governo do Estado de Santa Catarina como o Dia da Família na Escola, data celebrada anualmente na terceira semana de abril. A suspensão das aulas em prevenção ao coronavírus mudou a programação das escolas estaduais catarinenses, levando a um estímulo ainda mais forte à presença das famílias no cotidiano escolar de seus filhos. As atividades do Dia da Família na Escola, neste ano, serão em casa, atendendo a orientação dos órgãos de saúde para enfrentar o período de pandemia. 
A Secretaria de Estado da Educação (SED) integra a iniciativa do Movimento Santa Catarina pela Educação, para reforçar junto aos estudantes e seus familiares uma série de orientações para enfrentar a pandemia provocada pelo coronavírus. O secretário, Natalino Uggioni, ressalta a importância de estimular a presença das famílias na educação formal.
“O binômio família-escola é determinante para uma educação de qualidade quando das ações presenciais, e torna-se ainda mais relevante nesse período de atividades não presenciais na educação. A participação dos pais no acompanhamento das atividades escolares e na orientação quanto aos cuidados de higiene e saúde aos seus filhos é fator crítico de sucesso para o período que estamos vivendo. Aproveitamos a data para fortalecer a relação de nossa rede de escolas com as famílias de nossos estudantes”.
A partir dos canais de comunicação das instituições envolvidas no movimento, a comunidade escolar tem acesso às informações. A Federação das Indústrias (FIESC), Undime/SC e federações do comércio (Fecomércio), do transporte (Fetrancesc) e da agricultura (Faesc), integram o Movimento Santa Catarina pela Educação e propõem a ação.
Como encarar o isolamento
A campanha tem como tema “Educação em Saúde” e traz dicas para encarar o isolamento social. As famílias devem construir uma rotina diária para cumprir as atividades escolares propostas e incluir outras que aliviem o estresse; continuar se informando, por meio de fontes confiáveis, manter bons hábitos alimentares e cuidar da saúde.  O conteúdo digital será enviado às famílias dos alunos por meio dos canais das instituições participantes do Movimento SC pela Educação. 
“A proposta sempre foi a de fortalecer o vínculo entre família e escola, o que se torna ainda mais desafiador com a crise que estamos enfrentando. Por isso, a campanha deste ano traz dicas simples, mas importantes para a saúde física e mental das famílias”, comenta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Além de integrar a ação do movimento, a SED também lançou neste sábado o caderno Dicas para Fortalecer o Vínculo Familiar, elaborado pelo Núcleo de Educação e Prevenção (Nepre), com orientações e sugestões de atividades em família e uma abordagem voltada à saúde e à convivência em tempos de distanciamento social. O evento do Dia da Família na Escola será realizado no segundo semestre nas unidades de ensino da rede estadual de ensino, em data a ser confirmada após a retomada das aulas.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

ATENÇÃO ALUNOS BENEFICIADOS PELO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: entrega do Kit Alimentação Escolar!

 

Na tarde desta sexta-feira (24/04), um mutirão de diretores e servidores das escolas do Estreito e Jardim Atlântico, montaram os kits alimentação escolar, que serão entregues na próxima segunda feira (27/04) no Ginásio de Esportes da EEB Aderbal Ramos da Silva. Nesta PRIMEIRA ETAPA estão contemplados apenas os alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família.
O controle de entrega dos kits, será feito pelos documentos pessoais do responsável e o cartão do Bolsa Família, pois levaremos as carteirinhas estudantis impressas para a leitura do QR Code via smartphone.
Para evitar filas enormes foi realizado um CRONOGRAMA por escola para retirada dos kits:
A EEB JORNALISTA JAIRO CALLADO é das 8 às 9:30 desta segunda-feira (27/04).
Os kits são compostos por: 
1 litro de leite;
2 quilos de arroz;
1 quilo de feijão;
1 quilo de farinha;
1,5 litro de suco de frutas;
1 pote de doce de frutas.


Na SEGUNDA ETAPA todos os alunos receberão o kit de alimentação. Aguardem a divulgação do dia, horário e local para a retirada.

DICAS:
Venha de máscara;
Disponibilizaremos álcool em gel;
Manter distância de 1,5m entre as pessoas;
Aguarde ser chamado, pois a entrada será individual;
Respeite o horário de chegada.

Estaremos aguardando por vocês!

segunda-feira, 20 de abril de 2020

27/04 (Segunda-feira): entrega dos Kits de alimentação escolar


A Secretaria de Estado da Educação – SED informa que fará a distribuição de alimentos na forma de kits aos alunos matriculados na rede estadual de ensino, no período de isolamento social. Esse primeiro kit atenderá somente os alunos cadastrados no Programa Bolsa Família e será composto pelos seguintes itens: 2 quilos de arroz, 1 quilo de feijão, 1 quilo de farinha, 1 litro de leite UHT, 1 pacote de biscoito e 1.5 litro de suco de fruta integral. Essa composição poderá sofrer alguma variação, uma vez que esses produtos já estavam comprados e não é possível formar kits iguais com os produtos do estoque. Essa variação é a substituição do biscoito por doce de fruta, ou por mel de abelha, da farinha de trigo por farinha de mandioca ou de milho por exemplo. A empresa entregará uma sacola com arroz, feijão e farinha e mais uma sacola vazia separada para a escola completar o kit, adicionando os outros produtos que não podem ser transportados fora da embalagem de proteção.
Para os alunos da EEB Jornalista JAIRO CALLADO, a distribuição será para os RESPONSÁVEIS (Pais ou Representante Legal) no ginásio da EEB Aderbal Ramos da Silva (Estreito), na segunda-feira (27/04) das 8 às 9:30h.
Os responsáveis pelos alunos deverão apresentar documento com foto para retirar o kit alimentação escolar, além do cartão do BOLSA FAMÍLIA.
Nesta primeira etapa de distribuição estão contempladas apenas 33 famílias, cadastradas no Programa BOLSA FAMÍLIA.  Ainda não foi definida a data para entrega do Kit Alimentação Escolar aos responsáveis NÃO cadastrados no Programa Bolsa Família.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Secretaria de Educação esclarece as principais dúvidas


A situação de emergência decretada pelo Governo de Santa Catarina suspendeu as aulas presenciais nas redes pública e privada até o dia 31/05/2020, para evitar a propagação do Coronavírus.
Aqui você pode tirar dúvidas sobre os temas relativos à rede educação estadual neste período.

  

  
Até o dia 31 de maio. A restrição inclui unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo. [Voltar ao índice]

A Secretaria de Estado da Educação (SED) desenvolveu um conjunto de ações coordenadas envolvendo diferentes canais, ferramentas e processos para aplicação junto à rede estadual de ensino, a fim de prover atividades escolares não presenciais durante o período de isolamento. A criação dessa plataforma buscou a reposição de calendário para alcançar, com a maior abrangência possível, o universo dos 540 mil alunos de escolas estaduais durante o período de isolamento, considerando a necessidade do cumprimento de 800 horas-aula anuais. O debate envolveu, além da SED, o Ministério Público, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Conselho Estadual de Educação (CEE). [Voltar ao índice]
  
A estratégia da Secretaria atende a alunos e professores com e sem acesso à internet residencial, combinando formação docente on-line para a adaptação de planos de ensino e uso de ferramentas, site de Recursos Digitais de Aprendizagem da secretaria, banco de cursos e aulas a distância de parceiros e uso de mídias sociais e outros canais já aderidos pelo professor.
A Secretaria de Educação promoveu a enturmação on-line, que é a organização no ambiente virtual das turmas que já existem nas escolas estaduais, possibilitando o encontro entre os alunos e seus professores na plataforma digital Google Sala de Aula. Nessa modalidade, os professores irão adequar seus planos de aula para realizar atividades não presenciais, que podem ser em formato de vídeos, videoconferências, formulários de questões, texto, chats, entre outras iniciativas. O uso de grupos de whatsapp, blogs, mídias sociais, aplicativos e outros recursos também pode fazer parte das atividades para melhorar a interação com os alunos. Avaliações e informes de conteúdo têm as aplicações Professor Online e Estudante Online como base, aplicações já existentes e utilizadas pela comunidade escolar. [Voltar ao índice]

Trata-se de uma nova área no site da SED, elaborada pelos técnicos com atividades, orientações e estímulo à aprendizagem em família, como dicas de leitura, filmes, games e solução de problemas, para ocupar de forma produtiva o tempo que os estudantes passarão em casa. A proposta é fornecer alternativas de estudo para orientar os pais e atender os estudantes durante o período de distanciamento social. As atividades propostas têm como objetivo complementar os conteúdos previstos nos planos de ensino dos professores e não serão consideradas como horas-aula no calendário letivo de 2020. [Voltar ao índice]

Para acessar o Google Sala de Aula, os alunos e professores podem clicar no menu “Google Apps” no canto direito superior da tela quando estiver no Gmail ou acessar diretamente pelo link. Após entrar na plataforma, o aluno já estará cadastrado na turma com os colegas e o professor terá acesso a todas as turmas e alunos para os quais leciona, então não há necessidade de criar uma nova sala de aula. [Voltar ao índice]

Para alunos da rede estadual sem acesso à internet será realizada a entrega de material impresso. As apostilas com as atividades preparadas pelo professor serão distribuídas ao aluno, pais ou responsáveis em datas e horas agendadas, com um prazo para a entrega na escola. Disparo de mensagens em SMS e um número 0800 para dúvidas, sobre a busca de conteúdos impressos por região, completam o atendimento a esses alunos. [Voltar ao índice]


O registro da frequência será condicionado à realização das atividades semanais realizadas pelos alunos, sob a orientação do professor, no prazo estabelecido. Caso o aluno não realize as atividades online e/ou não as envie semanalmente, o professor deve acionar a gestão da escola para que estabeleçam contato com a família a fim de compreender a situação, orientar o processo e reordenar prazos. [Voltar ao índice]




A avaliação do conteúdo estudado nas atividades escolares não presenciais ficará a critério do planejamento elaborado pelo docente, podendo ser objeto de avaliação presencial posterior, bem como ser atribuída nota ou conceito à atividade específica realizada no período não presencial. Dessa forma, a Secretaria de Estado de Educação esclarece que compete ao professor definir como serão seus processos avaliativos, com base nos objetivos de aprendizagem. [Voltar ao índice]


Pais, responsáveis e alunos: devem preparar-se para o início das atividades não presenciais no dia 06/04, a partir de comunicados que serão emitidos por meio de todos os canais de comunicação utilizados pela Secretaria de Estado da Educação. Devem ainda acessar os canais indicados (Google for Education, Estudante Online ou telefone 0800) para instruções dos professores e acesso aos conteúdos de internet.
Professor: Tem papel fundamental pois elabora planos de aula para realização das atividades não presenciais, com materiais de apoio ao estudante. Deve disponibilizar atividades semanalmente tanto nas plataformas on-line sugeridas pela SED quanto enviá-las à escola para entrega impressa a alunos sem acesso à internet. Também será responsável por interagir com os alunos e realizar as avaliações das atividades propostas, notificando a escola sobre os alunos que não estão acessando os materiais disponibilizados.
Escola: Deve disponibilizar atendimento presencial para entrega/coleta dos materiais e identificar os professores sem acesso a computador e internet residenciais, provendo estrutura física para que participem das capacitações e elaborem semanalmente os planos de aula. Também é responsável por organizar com a coordenadoria regional o calendário de entrega de atividades impressas a alunos sem acesso à internet, distribuindo-as e coletando na semana seguinte para os professores. Por fim, deve fazer a busca de alunos que não estão respondendo a nenhum tipo de atividade e organizar as atividades para os estudantes que não participarem por nenhuma das alternativas apresentadas.
Coordenadoria Regional de Educação: É a responsável por prover a formação de gestores e professores oferecida pela SED com apoio do Núcleo de Tecnologias Educacionais, deve concentrar as informações sobre a distribuição de materiais impressos para cada escola e realizar o atendimento de ligações do 0800.  [Voltar ao índice]
  
Professores iniciaram as formações online no dia 02/04, mesma data em que as escolas começam a retomar o contato com seus alunos para começar gradativamente as atividades não presencias com os alunos a partir do dia 06/04.
Servidores administrativos do órgão central e das Coordenadorias Regionais de Educação permanecem em atividade, mas o trabalho é remoto, podendo haver casos excepcionais, de acordo com demandas eventuais. Os servidores poderão acessar o sistema remotamente durante o período de isolamento social.
Trabalhadores contratados por empresas terceirizadas que atuam para a Secretaria de Estado da Educação também pararam as atividades. Da mesma forma, os contratados por Associações de Pais e Professores (APPs). A atuação da vigilância patrimonial será mantida. [Voltar ao índice]

A Secretaria de Estado da Educação (SED) fará a aquisição de alimentos da Agricultura Familiar catarinense para distribuição às famílias dos estudantes da rede estadual que estão cadastradas no Bolsa Família. A SED está viabilizando junto às secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Social a logística de distribuição, de modo a evitar riscos à população. Além disso, a entrega de alimentação escolar nas aldeias indígenas de todo o território catarinense está mantida. [Voltar ao índice]

Os vigilantes contratados estarão nos postos de trabalho. O gestor escolar precisa, ao fechar a escola nesse período, verificar o funcionamento correto do alarme, para reduzir a possibilidade de ocorrências. [Voltar ao índice]

Os serviços e obras que estavam sendo executados, como capina e roçada, podem ser mantidos, conforme o decreto do Governo que permite a execução de obras públicas. [Voltar ao índice]

A portaria nº 233/2020, da Secretaria de Estado da Saúde, autorizou a partir do dia 08 de abril, o funcionamento e o acesso restritos às unidades escolares de rede pública estadual de ensino e das Coordenadorias Regionais de Educação, exclusivamente para as seguintes atividades: disponibilizar acesso à internet e a computadores aos alunos matriculados e a professores da rede pública estadual que eventualmente o necessitem; realizar a entrega de material escolar e alimentos aos alunos da rede pública estadual, seus pais ou responsáveis; realizar a chamada e admissão de pessoal em caráter temporário; realizar limpeza, conservação e manutenção dos ambientes. A abertura dos referidos órgãos deve se restringir ao estritamente necessário e fica condicionada ao cumprimento de diversas medidas para evitar a transmissão do Coronavírus. [Voltar ao índice]



Ficou com alguma dúvida? Envie e-mail para: tiraduvidas@sed.sc.gov.br

Secretaria de Educação disponibiliza 0800 para atendimento

Secretaria Municipal de Administração está com novos números de ...
A Secretaria de Estado da Educação (SED) disponibiliza a partir desta quarta-feira, 15, mais um canal de atendimento a pais e alunos da rede estadual de ensino de Santa Catarina. O telefone 0800 644 7890 foi criado para orientar e tirar dúvidas de estudantes e responsáveis no horário entre 12h30 e 19h, seguindo a jornada de trabalho das coordenadorias regionais de educação.
O principal objetivo do 0800 é atender o público que não possui internet ou tem acesso restrito. Os pais e alunos receberão neste número orientações de como e quando buscar as atividades impressas disponibilizadas pela escola e também podem fazer outras solicitações pelo canal.

EEB Jornalista JAIRO CALLADO: toda QUARTA-FEIRA das 9 às 11h e das 14 às 16h.

"Nosso intuito é que seja um canal utilizado para busca de informações e orientações pelos estudantes, assim como seus pais e responsáveis, sobre as ações não presenciais que estamos realizando com o objetivo de cumprir o calendário letivo deste ano", destaca o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
O atendimento será feito por uma equipe formada por cerca de 100 pessoas, divididas em atendimentos nas coordenadorias regionais. As ligações de telefone fixo serão direcionadas diretamente para a região do aluno, enquanto as chamadas de celular serão encaminhadas para Chapecó, Joinville ou Florianópolis. Os profissionais auxiliarão as pessoas com informações repassadas pelas escolas, por tutoriais e pela página Tira-Dúvidas da SED.
Comunicação sobre atividades não presenciais
A criação do 0800 faz parte de um conjunto de ações de comunicação para atender os alunos que não possuem internet ou têm acesso restrito. Esse público saberá da disponibilidade do canal após receber uma mensagem SMS, outro recurso que está sendo utilizado pela SED para repassar informações sobre as atividades não presenciais.
Já os alunos com acesso a internet podem tirar as dúvidas diretamente com os professores pela plataforma do Google Sala de Aula, por e-mail ou ainda pelas mídias sociais. As perguntas mais frequentes estão incluídas em uma página completa de Tira-Dúvidas elaborada pela SED.
O número 0800 não deve ser usado como canal de denúncia, situação que deve ser encaminhada diretamente à ouvidoria. Para questões de quadro docente, além de dúvidas de professores e equipe técnica, deve-se utilizar os canais institucionais de telefone e e-mail.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

SED estabelece sistema de trabalho para atividades escolares não presenciais



A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) estabeleceu o sistema de trabalho para que professores e alunos da rede estadual de ensino possam realizar atividades não presenciais durante a suspensão das aulas nas escolas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. As ações coordenadas compõem uma plataforma com diferentes canais de comunicação, ferramentas pedagógicas e procedimentos para alcançar, com a maior abrangência possível, o universo dos 540 mil alunos de escolas estaduais.
O planejamento foi detalhado pelo governador Carlos Moisés e pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, em entrevista coletiva online nesta segunda-feira, 6. "Nosso plano prevê a retomada da educação dos catarinenses de forma segura. Estamos trabalhando todos os dias para preservar a saúde e as vidas, ao mesmo tempo em que preparamos o convívio seguro com a Covid-19", explicou o governador.
A sistematização das atividades visa atender à resolução CEE 009, do Conselho Estadual de Educação, que dispõe sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina, para o cumprimento do calendário letivo do ano de 2020. A Secretaria apurou por meio de dados do Sistema de Gestão Escolar do Estado (Sisgesc) que 18% dos estudantes e 8% dos professores da rede não têm acesso à internet em casa.
O secretário Natalino Uggioni destaca os pontos principais para as escolhas feitas pela SED. “Avaliamos os recursos disponíveis para a maior agilidade, integração e facilidade de uso possíveis, contribuindo com a retomada das atividades. Priorizamos um processo em que o nosso professor é protagonista do início ao fim, em uma estrutura básica para o ciclo de entrega de conteúdos, interação com o aluno e avaliação”, reforça o secretário. 
Plataformas tecnológicas e entrega de materiais impressos
Os dados levaram a SED a duas soluções. A primeira, para alunos com acesso à internet, contempla o envio de atividades e as interações com a turma e o professor por meio da plataforma Google Sala de Aula (Classroom). Professores e alunos têm pelo menos mais três ferramentas de apoio para o acesso a conteúdos por etapa de ensino, que são o livro didático, a área de Recursos Digitais de Aprendizagem do site da SED e o SED Digital, um banco gratuito de cursos a distância, com conteúdos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Há manuais específicos tanto para os alunos quanto para os professores acessarem suas contas e usarem a plataforma Google Sala de aula.
Para alunos sem acesso à internet, será realizada a entrega de material impresso, com a complementação de disparos de mensagens em SMS e um número 0800 para dúvidas, sobre a busca de conteúdos impressos por região, completam o atendimento de alunos sem acesso à rede mundial de computadores. O 0800 está em implementação e o número será divulgado nos próximos dias.
Modalidade digital inclui formação docente e ferramentas Google
Para a modalidade digital, nas últimas duas semanas de recesso escolar antecipado, foram criadas contas Google para todos os alunos da rede estadual e para cada professor, incluindo suas diferentes disciplinas. O processo irá culminar, nos próximos dias, com a enturmação on-line, que é a organização no ambiente virtual das turmas que já existem na escola, promovendo o encontro entre os alunos e seus professores na plataforma digital.
Nesta modalidade, os professores irão adequar ou criar seus planos de aula para realizar atividades não presenciais, que podem ser em formato de vídeos, videoconferências, formulários de questões, documentos de texto, chats, entre outras iniciativas, de acordo com as adaptações que os docentes escolherem para seus planos de ensino. O uso de grupos de whatsapp, blogs, mídias sociais, aplicativos e outros recursos também pode fazer parte das atividades para melhorar a interação com os alunos. Avaliações e informes de conteúdo têm as aplicações Professor Online e Estudante Online como base.
Formação on-line de 40 horas com certificado
Os professores realizam, a partir de suas casas, a formação docente on-line de 40 horas ministrada por especialistas SED e Google, com certificação. Para os professores sem acesso à internet, a escola deverá disponibilizar um espaço físico adequado, com computador e internet, e o respeito às normas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde. As datas disponíveis de formação para estes casos serão anunciadas às escolas pela área de Ensino das 36 Coordenadorias Regionais de Educação.
“É uma operação grande, complexa, mas que nos faz zelar pelo relacionamento já existente entre a escola, o professor, o aluno e seus pais ou responsáveis. Pretendemos implementar soluções de fácil acesso à comunidade, com a contribuição das coordenadorias regionais e das escolas para nos indicar alguns direcionamentos, de acordo com cada região”, explica a diretora de Ensino da SED, Zaida Jerônimo Rabello Petry.
Soluções incluem estudantes e professores sem internet
Alunos e professores sem conexão com a internet também estão inseridos na plataforma. No caso do professor, ele poderá marcar dias e horários com a frequência desejada para utilizar a estrutura da escola, como computador e internet, e realizar suas atividades de planejamento e transferência de materiais para a plataforma Google ou as demais escolhidas. A escola deve seguir os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde, como evitar a aglomeração de pessoas e prover a adequada higienização dos ambientes e equipamentos durante a presença do professor.
Os alunos receberão apostilas semanais com as atividades preparadas pelo professor, distribuídas a aluno, pais ou responsáveis em datas e horas agendadas, com um prazo para a entrega na escola. A unidade disporá de computadores e fará a impressão das atividades. Adaptações podem ser determinadas em acordo entre escola e Coordenadoria Regional de Educação, como a busca ativa de alunos que não tiveram acesso às atividades e a forma de entrega de materiais impressos. A preparação dos materiais pelos professores será realizada ao longo desta semana, de 6 a 10 de abril.
Um reforço na comunicação sobre as atividades não presenciais será dado por meio de envios de mensagem SMS, com informes de entrega de materiais, além de um telefone 0800 disponível para o atendimento de dúvidas regionais sobre a logística de atuação da rede. Os casos excepcionais de alunos em que não for obtido o contato com a escola serão verificados em todas as regiões, para a oferta de atividades periódicas dentro da unidade de ensino.
Para a gerente do Ensino Médio e Profissional da SED, Maria Teresa Hermes Cobra, o desafio é uma oportunidade para alunos e professores desenvolverem novas habilidades. “Sabemos que este período contribuirá para o desenvolvimento da comunidade escolar, a apropriação de conceitos, terminologias e dinâmicas digitais que fazem parte de conteúdos escolares necessários ao século 21. No retorno às atividades presenciais, diante dos desafios que possam se apresentar no processo, as escolas organizarão momentos para aprofundar os estudos mediados, desenvolvendo as aprendizagens essenciais previstas pela Base Nacional Comum Curricular."
Cronograma
19/3 a 17/4 - Suspensão das aulas de acordo com decreto estadual (509/525).
19/3 a 3/4 - Antecipação do recesso escolar para estudantes.
1º/ 4 - Comunicação com as coordenadorias regionais e gestores escolares.
2/4 a 17/4 - Comunicação com professores e início da formação em vídeos sobre atividades não presenciais.
6/4 - Início das chamadas aos alunos para participarem das atividades escolares não presenciais, por meio das coordenadorias regionais, escolas, sites oficiais do Governo do Estado e da SED.
6/4 a 17/4 – Adaptação dos alunos e professores ao sistema com a realização de atividades não presenciais e registro, para futura compensação como carga horária letiva dentro do Calendário Escolar (conforme Resolução do CEE nº 009).