domingo, 14 de novembro de 2021

ALUNOS DA TURMA DE 1973 HOMENAGEIAM SUAS PROFESSORAS RECONSTITUINDO MOMENTOS NA ESCOLA.

 

      Em 06 de novembro, o diretor Almir e a orientadora educacional Kelly recepcionaram os alunos da 4ª série do ano de 1973 na EEB Jornalista Jairo Callado. Boa parte dos alunos iniciaram seus estudos em 1970, um ano após a inauguração da escola e; concluíram a primeira etapa chamada de "primário" 4 anos depois, o que seria equivalente hoje ao término dos Anos Iniciais: 5º ano do Ensino Fundamental. Entretanto, para dar sequência aos estudos naquela época era necessário ser aprovado num teste de admissão para seguir no "ginásio", o que atualmente equivale aos Anos Finais. Assim, os 4 anos vivenciados por estes alunos ficaram marcados em suas memórias de maneira tão significativa, não apenas como gratidão as professores responsáveis pela alfabetização, mas pelo complemento de valores, fé e afeto consolidados em sala de aula.
       O encontro foi coordenado pela aluna Sônia Bezerra, que via redes sociais conseguiu reunir alunos e professoras. O grupo já promoveu um encontro anterior, da qual a emoção de rever pessoalmente os colegas quase 50 anos depois foi impactante: cada um tem uma história para contar! Porém, desta vez as lembranças se tornaram mais fortes, pois o encontro foi na escola e na mesma sala onde estudaram, recordando os principais momentos da rotina escolar.
       O sinal tocou e os alunos todos com o uniforme da escola foram para o pátio interno, em duas filas: meninos e meninas. Em frente as bandeiras, as professoras Neide Koerich Ibagy (regente da turma), Ione Menezes (Ensino Religioso) e Narci Coelho (Coordenadora Pedagógica), juntamente com o diretor Almir deram início ao ato cívico com o Hino Nacional. Depois teve um jogral homenageando as professoras.
       Novamente toca o sinal e todos se encaminham para a sala da 4ª série, da qual a professora Neide realiza a chamada. Dois alunos (Tânia e Vanderley), justificaram sua "ausência" por vídeo e testemunharam a importância da base educacional que influenciaram suas trajetórias profissional e de vida. Reconhecimento repetido pelas falas dos demais presentes, relembrando momentos coletivos de solidariedade, confraternização e diversão, como o passeio para Gravatal ou ainda pelas cartinhas e boletins que ainda guardam consigo. A professora Neide, recordou o presente da turma: uma bandeja inox da qual gravaram a mensagem "Nossa gratidão, amor e nossa grande saudade" e fizeram um acróstico com o nome dos alunos. A professora Ione lembrou um pouco do ensino na época, citando conteúdos da grade curricular, a autoridade do professor e o nível de aprendizagem,
        Mais um sinal tocou: é o recreio! Fila para tomar a sopa na caneca, finalizando com um delicioso bolo de sobremesa e a troca de lembranças entre os presentes.
         Enfim, os filhos das professoras estavam presentes e agradeceram muito a homenagem da turma, assim como as docentes que estavam felizes por tanta consideração e estima proporcionada naquela manhã de sábado. 













































6 comentários:

  1. Emocionante poder fazer parte dessa linda história de mais de cinquenta anos. Gratidão ao Sr. Diretor Almir e a Orientadora Educacional Kelly que tão bem nos receberam. E a presença das queridas professoras e colegas. Foi maravilhoso ter vivido esse momento!

    ResponderExcluir
  2. Eu, Almezi Machado, me sinto muito feliz por ter estado neste dia em minha escola amada!
    Agradeço ao Diretor Almir por tudo que nos propiciou neste encontro!

    ResponderExcluir
  3. Eu, Maria Aparecida Schneider só tenho agradecer a oportunidade de após 50 anos poder recordar minha infância ,minha mestre dona Neide que com sua dedicação soube nós deixar gravado em nossos corações a importância da educação escolar ,rever meus amigos ,nossas brincadeiras ,a famosa merenda sopa de legumes com letrinhas , Meus Deus quantas alegrias vividas ,como e maravilhoso voltar ser criança..isso tudo que aconteceu conosco com certeza ficou marcado e todos os dias continuamos a nós falar e fazer planos de reencontro... gratidão a palavra chave...

    ResponderExcluir
  4. Que linda homenagem!!! Parabéns aos responsáveis. Momento certamente singular para a história da instituíção. Lindo!!!

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais linda, muito gratificante, parabéns gente linda.

    ResponderExcluir
  6. Que espetáculo de lembranças vocês me proporcionaram, D Neide, minha professora e catequista

    ResponderExcluir