O desenvolvimento do corpo e mente depende de uma alimentação rica em vitaminas, proteínas, sais minerais, gorduras, carboidratos e fibras. Percebemos que simplesmente não dá para viver sem alimento. São eles que nos fornecem energia e ajudam a crescer. Nosso hábito alimentar diz muito da nossa personalidade. Comer muito nem sempre significa comer bem, é preciso equilibrar todos os alimentos.
Assim, as professoras Giselle Diniz e Maria Lúcia Ribeiro iniciaram o projeto Alimentação Saudável, que tem como intuito oportunizar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a importância de uma alimentação saudável, de qualidade e seus benefícios, uma vez que há a necessidade de um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Então, para promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa; foi necessário:
- Pesquisar e registrar os hábitos alimentares da família;
- Pesquisar e registrar os hábitos alimentares no lanche dos alunos da escola;
- Valorizar o momento reservado à alimentação;
- Promover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos que trazem benefícios à saúde;
- Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
- Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
- Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
- Elaborar uma receita saudável com apoio dos alunos
- Conscientização da importância da boa alimentação sem desperdícios;
- Importância da horta ;
- Os animais e as plantas fornecem alimentos ao homem;
- Higiene dos alimentos.
Logo, foi necessário organizar o projeto nas seguintes etapas:
- Apresentação do projeto para os alunos;
- Construção de uma horta flutuante na escola com os alunos;
- Pesquisar sobre o que foi plantado;
- Confeccionar a pirâmide alimentar;
- Registro e conversa sobre os alimentos mais consumidos na família;
- Debate sobre a higienização dos alimentos
- Montar um mural com a turma;
- Fazer sanduiche natural;
- Construir imagens com frutas e comer.
Compartilhando com os alunos recursos simples como: terra, sementes, garrafas pet, revista, cola, tesoura, folha A4, pão, queijo, tomate, alface, cenoura, frutas (diversas), pratos, toucas e luvas descartáveis e guardanapo; foi possível realizar a experiência.
Enfim, a avaliação foi realizada por meio de registros (escritos e fotos), frente às atividades individuais quanto às coletivas no decorrer do projeto e expostas nas imagens abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário