terça-feira, 16 de novembro de 2021

Turma 52 (5º ano) desenvolve projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

        O desenvolvimento do corpo e mente depende de uma alimentação rica em vitaminas, proteínas, sais minerais, gorduras, carboidratos e fibras. Percebemos que simplesmente não dá para viver sem alimento. São eles que nos fornecem energia e ajudam a crescer. Nosso hábito alimentar diz muito da nossa personalidade. Comer muito nem sempre significa comer bem, é preciso equilibrar todos os alimentos.

      Assim, as professoras Giselle Diniz e Maria Lúcia Ribeiro iniciaram o projeto Alimentação Saudável, que tem como intuito oportunizar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a importância de uma alimentação saudável, de qualidade e seus benefícios, uma vez que há a necessidade de um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Então, para promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa; foi necessário: 

  • Pesquisar e registrar os hábitos alimentares da família;
  • Pesquisar e registrar os hábitos alimentares no lanche dos alunos da escola;
  • Valorizar o momento reservado à alimentação;
  • Promover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos que trazem benefícios à saúde;
  • Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
  • Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
  • Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
  • Elaborar uma receita saudável com apoio dos alunos 
  • Conscientização da importância da boa alimentação sem desperdícios;
  • Importância da horta ;
  • Os animais e as plantas fornecem alimentos ao homem;
  • Higiene dos alimentos.

        Logo, foi necessário organizar o projeto nas seguintes etapas:

  • Apresentação do projeto para os alunos;
  • Construção de uma horta flutuante na escola com os alunos;
  • Pesquisar sobre o que foi plantado;
  • Confeccionar a pirâmide alimentar;
  • Registro e conversa sobre os alimentos mais consumidos na família;
  • Debate sobre a higienização dos alimentos
  • Montar um mural com a turma;
  • Fazer sanduiche natural; 
  • Construir imagens com frutas e comer.

       Compartilhando com os alunos recursos simples como: terra, sementes, garrafas pet, revista, cola, tesoura, folha A4, pão, queijo, tomate, alface, cenoura, frutas (diversas), pratos, toucas e luvas descartáveis e guardanapo; foi possível realizar a experiência.

     Enfim, a avaliação foi realizada por meio de registros (escritos e fotos), frente às atividades individuais quanto às coletivas no decorrer do projeto e expostas nas imagens abaixo:

































































Parabéns aos alunos e professoras pela deliciosa experiência!

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