O desenvolvimento do corpo e mente depende de uma alimentação rica em vitaminas, proteínas, sais minerais, gorduras, carboidratos e fibras. Percebemos que simplesmente não dá para viver sem alimento. São eles que nos fornecem energia e ajudam a crescer. Nosso hábito alimentar diz muito da nossa personalidade. Comer muito nem sempre significa comer bem, é preciso equilibrar todos os alimentos.
Assim, as professoras Giselle Diniz e Maria Lúcia Ribeiro iniciaram o projeto Alimentação Saudável, que tem como intuito oportunizar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a importância de uma alimentação saudável, de qualidade e seus benefícios, uma vez que há a necessidade de um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Então, para promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa; foi necessário:
- Pesquisar e registrar os hábitos alimentares da família;
 - Pesquisar e registrar os hábitos alimentares no lanche dos alunos da escola;
 - Valorizar o momento reservado à alimentação;
 - Promover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos que trazem benefícios à saúde;
 - Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
 - Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
 - Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
 - Elaborar uma receita saudável com apoio dos alunos
 - Conscientização da importância da boa alimentação sem desperdícios;
 - Importância da horta ;
 - Os animais e as plantas fornecem alimentos ao homem;
 - Higiene dos alimentos.
 
Logo, foi necessário organizar o projeto nas seguintes etapas:
- Apresentação do projeto para os alunos;
 - Construção de uma horta flutuante na escola com os alunos;
 - Pesquisar sobre o que foi plantado;
 - Confeccionar a pirâmide alimentar;
 - Registro e conversa sobre os alimentos mais consumidos na família;
 - Debate sobre a higienização dos alimentos
 - Montar um mural com a turma;
 - Fazer sanduiche natural;
 - Construir imagens com frutas e comer.
 
Compartilhando com os alunos recursos simples como: terra, sementes, garrafas pet, revista, cola, tesoura, folha A4, pão, queijo, tomate, alface, cenoura, frutas (diversas), pratos, toucas e luvas descartáveis e guardanapo; foi possível realizar a experiência.
Enfim, a avaliação foi realizada por meio de registros (escritos e fotos), frente às atividades individuais quanto às coletivas no decorrer do projeto e expostas nas imagens abaixo:
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