Somos uma escola estadual de Ensino Fundamental localizada no Estreito, Florianópolis, SC.
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
01 à 03/12: abertura das Matrículas 2022 para a EEB Jornalista Jairo Callado.
Diretor Fabiano visita as turmas de 9º ano para convidá-los a estudarem o Ensino Médio na EEB Aníbal Nunes Pires.
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
ALUNOS EXPÕEM SEUS TRABALHOS REFERENTES AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
terça-feira, 16 de novembro de 2021
Turma 52 (5º ano) desenvolve projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
O desenvolvimento do corpo e mente depende de uma alimentação rica em vitaminas, proteínas, sais minerais, gorduras, carboidratos e fibras. Percebemos que simplesmente não dá para viver sem alimento. São eles que nos fornecem energia e ajudam a crescer. Nosso hábito alimentar diz muito da nossa personalidade. Comer muito nem sempre significa comer bem, é preciso equilibrar todos os alimentos.
Assim, as professoras Giselle Diniz e Maria Lúcia Ribeiro iniciaram o projeto Alimentação Saudável, que tem como intuito oportunizar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a importância de uma alimentação saudável, de qualidade e seus benefícios, uma vez que há a necessidade de um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Então, para promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa; foi necessário:
- Pesquisar e registrar os hábitos alimentares da família;
- Pesquisar e registrar os hábitos alimentares no lanche dos alunos da escola;
- Valorizar o momento reservado à alimentação;
- Promover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos que trazem benefícios à saúde;
- Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
- Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
- Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
- Elaborar uma receita saudável com apoio dos alunos
- Conscientização da importância da boa alimentação sem desperdícios;
- Importância da horta ;
- Os animais e as plantas fornecem alimentos ao homem;
- Higiene dos alimentos.
Logo, foi necessário organizar o projeto nas seguintes etapas:
- Apresentação do projeto para os alunos;
- Construção de uma horta flutuante na escola com os alunos;
- Pesquisar sobre o que foi plantado;
- Confeccionar a pirâmide alimentar;
- Registro e conversa sobre os alimentos mais consumidos na família;
- Debate sobre a higienização dos alimentos
- Montar um mural com a turma;
- Fazer sanduiche natural;
- Construir imagens com frutas e comer.
Compartilhando com os alunos recursos simples como: terra, sementes, garrafas pet, revista, cola, tesoura, folha A4, pão, queijo, tomate, alface, cenoura, frutas (diversas), pratos, toucas e luvas descartáveis e guardanapo; foi possível realizar a experiência.
Enfim, a avaliação foi realizada por meio de registros (escritos e fotos), frente às atividades individuais quanto às coletivas no decorrer do projeto e expostas nas imagens abaixo: