sexta-feira, 12 de novembro de 2021

12/11: Almir comemora o dia do diretor fazendo um balanço da sua gestão desde 2020.


    Hoje, 12 de novembro, comemora-se o dia do diretor escolar. Função que exige grande dedicação, responsabilidade e muita perseverança diante dos desafios diários, além do comprometimento com o Plano de Gestão Escolar eleito pela comunidade. Almir Alves Junior revela que sua experiência na gestão escolar, iniciada em 2014 quando foi assessor de direção na EEB Aderbal Ramos da Silva e no segundo semestre assumiu a direção na EEB José Boiteux até 2019, lhe fez forte na resolução dos problemas diários de administrar uma escola pública. Natural de Governador Celso Ramos e de família pesqueira, Almir reforça os ensinamentos do mar: "Mar calmo não faz bom marinheiro", embora a paciência, a fé e a perseverança são qualidades de um bom pescador. Assim, é a uma das suas características na gestão escolar como diretor: observar, ouvir, acalmar, propor e efetivar a ação. Desta forma, com tranquilidade, resolve os problemas diários sem ansiedade e os maiores fragmenta-os, tornando-os menores.
    Eleito na gestão 2020-23 para a EEB Jornalista Jairo Callado, Almir avalia com otimismo os resultados alcançados nestes quase 2 anos, mesmo diante dos problemas causados pela pandemia e que remodelou a prática pedagógica com as atividades remotas e o compartilhamento de responsabilidades com a escola polo. Em 2020, foram 23 ciclos de atividades remotas postadas no Google Classroom e impressas para os 480 alunos, sendo elaboradas 1913 atividades pelos professores e 47825 pelos alunos. Já em 2021, 2/3 dos alunos começaram em 18/02 no modelo tempo escola/casa, enquanto 140 alunos foram para a escola polo, realizando remotamente 2550 atividades. Administrar uma escola presencial e compartilhar com outra remota (Escola Polo Cecília Rosa Lopes - Forquilhinhas), não foi nada fácil. Mas, sua capacidade de coordenar a equipe e buscar soluções como o Protocolo Semestral de Revisão de Notas/Frequência, foi fundamental na superação das angústias dos pais e alunos diante na morosidade dos resultados e processos encaminhados pela escola polo.
    No campo pedagógico/administrativo, a atualização do PPP (Projeto Político Pedagógico), a aplicação do manual de rotinas conforme as atribuições de cada servidor de acordo com a Lei 668/2015, a publicidade de informações via redes sociais (blog, Facebook, Instagram), a implantação de circular (CI) entre os servidores, a padronização de documentos e procedimentos de impressão, o PlanCon-Edu (manual de medidas sanitárias contra o COVID-19), as formações continuadas e as paradas pedagógicas com adequações do ensino à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o CBTC (Currículo Base do Território Catarinense); contribuíram para a melhoria da qualidade de ensino e da organização escolar.
    No campo físico/financeiro, foram renovadas as diretorias das entidades democráticas APP (Associação de Pais e Professores) e do CDE (Conselho Deliberativo Escolar), embora lamenta o atraso na implantação do Grêmio Estudantil devido as restrições sanitárias entre os estudantes, mas está otimista para março/2022. Em 2020, com recursos do CPESC (repasse semestral do Estado) e do PDDE (repasse anual da União) foram realizados reparos nas paredes, grades, corrimões, mesas do refeitório além de pinturas externas e a colocação de cortinas blecaute-tecido em todas as salas de aula e biblioteca. Foram adquiridos também uma lavadora de alta pressão e uma máquina plastificadora, além de 3 condicionadores de ar split. Como em 2021, nossa escola foi contemplada pela SED (Secretaria de Estado da Educação) com uma ampla reforma, ampliação dos banheiros, adequações de acessibilidade (passarela e elevadores), rede de internet cabeada, pintura interna das salas e adequação luminotécnica, além de adequações hidrossanitárias; os recursos federais de 2021 foram reprogramados para 2022 após a reforma de modo a implantar o sistema de portão eletrônico e videoporteiro, além da instalação de projetores multimídias nas salas de aula (1ª etapa).
        Enfim, o diretor Almir compara o êxito na gestão escolar ao regimento de um maestro numa orquestra: buscar a sintonia perfeita entre os diversos sons instrumentais, da qual o talento individual de cada músico é essencial, mas a sincronia coletiva é o segredo do sucesso.

ANTES:



 





DEPOIS:
































REFORMA:









Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu dia diretor Almir!
    Não se esqueça dos alunos da professora Neide Ibagy, turma 1970-1973!

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