sábado, 26 de setembro de 2020

EEB Jornalista Jairo Callado define as obras literárias para acervo bibliotecário e os dois exemplares para os alunos dos Anos Finais usarem em 2021.


Na tarde desta quinta-feira (24/09) ocorreu de forma remota via Google Meet, a escolha das obras literárias do PNLD 2020 para atendimento aos alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano). O processo de escolha contou com a participação da orientadora Kelly Maria Brasil e a assistente técnica pedagógica Ieda Elisabeta Schaefer Scheid juntamente com a professora Neusa Borges Carlito (Língua Portuguesa), que analisou os livros. Sob condução do diretor Almir Alves Júnior e registro da ata pela assistente de educação Daiana Subtil de Oliveira, os critérios adotados na escolha dos livros para os alunos e os acervos para a biblioteca foram: qualidade gráfica e do conteúdo, autores, contemporaneidade, abordagem dos assuntos e aproveitamento multidisciplinar. Devido a instabilidade de acesso ao site do MEC (PDDE Interativo), o prazo foi adiado até 28/09 e a inserção dos dados referentes a EEB Jornalista Jairo Callado ocorreu na madrugada deste sábado (26/09) conforme comprovante em anexo.



sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Secretaria de Estado da Educação define que as aulas continuam de forma remota (Google Classroom / Impressa) até o final de 2020.

 

A Secretaria de Estado da Educação (SED), em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Saúde, realizou, ao longo desta semana, a capacitação dos gestores regionais que serão multiplicadores das orientações para a retomada de atividades escolares em Santa Catarina. Enquanto acompanha os dados de atualização da matriz de risco, que é o que determina o retorno, a SED definiu que as escolas estaduais retomam atividades de apoio pedagógico e não aulas normais como ocorriam antes da pandemia. Isto significa que, até o final de 2020, as atividades remotas continuam até o fechamento do calendário.

As redes municipais, privada e federal têm autonomia para decidir como conduzir as ações pedagógicas e a retomada em suas redes, porém, seguindo o que estabelece o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon) e mediante o acompanhamento e a atuação dos comitês municipais, que aprovam os planos escolares antes do retorno. A necessidade e fluxo de escalas de retorno para escolas de outras redes de ensino estão diretamente ligados à quantidade de alunos no espaço físico escolar e à capacidade de manutenção do distanciamento recomendado.

As capacitações para as escolas do sistema de ensino em todo o estado começam a ser disseminadas aos municípios, para que todas as unidades apresentem seu plano de retomada, de acordo com as diretrizes do PlanCon, construído em regime de colaboração por mais de 15 entidades.


>>>> Saiba mais sobre protocolos sanitários para a retomada do apoio pedagógico presencial

>>>> Veja a portaria conjunta que estabelece regramento antes do retorno gradual das atividades no Estado

No cronograma presencial da rede estadual, deve ser priorizada a concentração de horários para uma das quatro áreas do conhecimento por dia. O apoio pedagógico atenderá alunos que não estão conseguindo participar ou que não atingiram aprendizagem satisfatória ao longo do período de atividades remotas. Essa é uma oportunidade para que os estudantes possam recapitular conteúdos e seguir no ano letivo, mas com atividades de reforço. A ação visa manter o vínculo com a escola, recuperar e evitar o abandono escolar.

”As atividades não presenciais na rede estadual de Ensino continuam até dezembro para alunos e professores. Mas, para os alunos que não conseguem acompanhar a aprendizagem no regime remoto será importante voltar à escola e assimilar os conteúdos com este reforço. A Secretaria de Estado da Saúde é quem estabelece o momento e o regramento para que a retomada desta parte dos estudantes possa ser realizada com toda a segurança necessária. Para isto, precisamos multiplicar a orientação e capacitação à comunidade escolar”, explica o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

O secretário explica que o apoio pedagógico demanda ações como a ampliação de carga horária a professores da rede que quiserem atuar na escola e a contratação de novos professores temporários para esta função presencial.

Escalas de turmas para retomada no sistema de ensino

A retomada de atividades do apoio pedagógico na rede estadual começa com alunos do 3º ano do Ensino Médio, com o retorno de um ano do ensino a cada semana, o que deve incluir os alunos até os Anos Finais do Ensino Fundamental. Ou seja, o 6º ano é o último a ser contemplado. As atividades com alunos na escola são previstas até 18 de dezembro.

Para as escolas de todas as redes de ensino que ofertam somente o Ensino Fundamental, o retorno escalonado deverá ser iniciado pelas turmas de 9º ano, acompanhando o calendário das escolas do Ensino Médio. A Educação Profissional retoma também estágios obrigatórios e aulas práticas, enquanto, para os Centros de Educação de Jovens e Adultos, o retorno escalonado deverá ser iniciado pelo Ensino Médio, seguido de Ensino Fundamental Anos Finais e, por último, Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Público-alvo para retornar às escolas estaduais

Na rede estadual, todos os estudantes, integrados ou não ao apoio pedagógico, permanecem em regime de atividades escolares não presenciais, de forma paralela. O público-alvo compreende os estudantes que se encontram fora do grupo de risco e que não desenvolveram nenhuma atividade ou os alunos que desenvolveram as atividades, mas tiveram dificuldade de aprendizagem. Casos específicos, como na Educação Especial, podem ser avaliados pela escola. Os alunos que fazem parte do grupo de risco devem permanecer no regime de atividades não presenciais, sem prejuízo de acompanhamento das aulas.

A identificação do público para atividades presenciais ainda no segundo semestre confirma-se com as avaliações dos professores e os conselhos de classe, realizados na terceira semana de setembro.

O que deverá conter o plano das escolas

Após as capacitações, que serão transmitidas aos gestores escolares a partir da próxima semana, os planos de contingência de cada escola deverão contemplar os protocolos sanitários, mas também o fluxograma da movimentação dos alunos, a formação das turmas de acordo com a distribuição dos estudantes, conforme os espaços disponíveis, e o número de alunos indicados às ações de apoio pedagógico. O espelho de classe deverá observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes em sala.


*Extraído do site da SED:

http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30801


segunda-feira, 21 de setembro de 2020

CONSELHO DE CLASSE


Nos dias 16, 17 e 18/09 ocorreram os Conselhos de Classe das turmas de Anos Iniciais e Finais, na qual se fez necessário o levantamento das atividades on-line e/ou impressas realizadas e o desempenho dos estudantes nestas, bem como o retorno de busca ativa aos responsáveis por aqueles que não realizaram nenhuma ou pouca atividade, estando sujeitos a reprovação caso não recuperem no segundo semestre (01/09 - 16/12). Assim, as atividades on-line e impressas desta semana (21 - 25/09), estão suspensas de modo que os professores façam os ajustes no professor on-line e propiciem a organização do boletim escolar (sem data definida de entrega ainda). Lembrando que nesta quarta-feira (23/09), ocorrerá a entrega das atividades da 19ª Quinzena (Grupo 1).

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

EEB Jornalista Jairo Callado comemora a Semana da Pátria com memorial dos desfiles de 7 de Setembro e os atos cívicos.


Embora distantes devido a pandemia, nossa escola guarda na memória importantes momentos de homenagem a pátria brasileira. Já dizia Epicteto (filósofo grego 55-135 a.C): "Só a educação liberta!". É uma bela reflexão para pensarmos no dia comemorativo ao 198º ano da independência do Brasil sobre a importância da escola na construção da cidadania. Além disso, recordamos no vídeo abaixo o trabalho dos nossos professores e gestores ao longo da história escolar dos seus alunos, que eternizaram nas suas memórias o sentimento coletivo de amor e respeito ao seu país.